Segue relato de Thais Helena Haacke , da Comunicação do Colégio Cônsul Carlos Renaux: "Durante os dias 3 a 5 de novembro, a delegação de estudantes do Colégio Cônsul consolidou sua reputação de excelência acadêmica e habilidades de debate ao conquistar quatro prêmios: duas menções honrosas e dois estudantes agraciados com o título de Melhores Delegados durante a simulação Oxford Model United Nations (OxfordMUN), realizada na Universidade de Oxford, no Reino Unido.
A OxfordMUN é reconhecida mundialmente como uma das simulações mais prestigiadas, atraindo estudantes de diversas nacionalidades. O ambiente do campus da Universidade de Oxford, com suas construções antigas e históricas, proporcionou o cenário perfeito para o evento.
Desafiar-se a debater em público em um país estrangeiro e em uma língua diferente, o inglês, representou um notável feito para os estudantes do Colégio Cônsul. Demonstrando maestria tanto na oratória quanto no desenvolvimento de habilidades interpessoais, como diálogo, resolução de conflitos e liderança.
Karline Beber, professora de inglês do projeto, expressou seu orgulho: "Oxford é um espetáculo histórico, e ver nossos estudantes/delegados se destacando nos debates reforça o incrível trabalho que o Colégio Cônsul realiza, com sua equipe e a liderança do Professor Reynaldo. Estamos orgulhosos!"
O diretor do Colégio Cônsul, Seu Otto Herman Grimm, compartilhou suas palavras de satisfação: "Poder acompanhar a participação dos estudantes na OXFORDMUN foi uma experiência incrível. É motivo de orgulho e satisfação constatar que nossos estudantes estavam à frente na maioria dos comitês, liderando, apresentando moções e debatendo com muito afinco e conhecimento as temáticas propostas. Temos plena convicção de que essa experiência transformadora contribui significativamente para a formação do cidadão do século XXI. Cabe ressaltar que a preparação, a capacitação e o comprometimento dos estudantes estão alinhados aos objetivos propostos pelas Simulações, razão pela qual temos alcançado expressivos resultados."
A preparação para a OxfordMUN foi intensiva, começando no início do ano. À medida que a simulação se aproximava, os estudantes dedicaram sábados e domingos para aulas adicionais e a redação dos documentos necessários. Durante a simulação, a equipe revisou os conteúdos antes das sessões e, caso surgisse algo muito específico, realizava pesquisas no final do dia.
Maria Wilke, uma das estudantes destacadas, recebeu uma Menção Honrosa em seu comitê, que discutiu a segunda cúpula de chefes de estados e governos do Movimento Não Alinhado de 1964. Ela compartilhou sua experiência, enfatizando os desafios de simular com delegados experientes, descrevendo a experiência como, por vezes, desafiadora e intimidante. "Para superar isso, precisamos confiar na nossa preparação, colocar toda a vergonha de lado e ir lá na frente falar."
O compromisso será contínuo para fornecer o suporte e as ferramentas necessárias aos nossos estudantes para que possam se tornar cidadãos ativos e contribuir positivamente para nossa sociedade. Parabenizamos calorosamente aos estudantes e professores envolvidos nesta conquista extraordinária."