Evento promovido pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) selecionou os 100 melhores estudantes do Brasil
São José dos Campos (SP) foi palco da XVIII Jornada Espacial, promovida pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), em parceria com a Agência Espacial Brasileira. O evento aconteceu de 13 a 18 de novembro e participaram os 100 melhores competidores OBA, de todo Brasil. Entre os participantes, Cássio Dalla Barba Everling, aluno da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Marista São Francisco, acompanhado de Angelo Leubet, coordenador dos Anos Finais e Ensino Médio do Colégio Marista São Francisco, representou a escola e a cidade.
Com mais de 1.200.000 de alunos que realizaram a prova da OBA, a Jornada Espacial leva os melhores colocados para conhecer atividades espaciais desenvolvidas no Brasil e interagir com técnicos e pesquisadores que trabalham no polo tecnológico aeroespacial da região; participar de palestras, oficinas e visitas às instalações do DCTA (Departamento de Ciências e Tecnologias Aeroespacial), IAE (Instituto de Aeronáutica e Espaço) e Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Para o estudante, além de todo conhecimento acumulado durante o evento e palestras, a troca de informações também é igualmente rica. “Aqui se reúnem muitas pessoas com muito conhecimento e que em nenhum outro lugar teríamos acesso tão facilmente, é um ambiente muito rico e sem igual”, afirmou.
Os participantes aprenderam sobre temas como o aquecimento global, satélites de comunicação, contexto histórico da corrida espacial, os 60 anos da era espacial e programa de satélites do Instituto de Aeronáutica e Espaço. Eventos como esse são possíveis por meio de olimpíadas do conhecimento, que elevam o desafio e o conhecimento dos participantes, abrindo horizontes e possibilidades para atuais e futuras profissões.