Orquestra de Cordas faz espetáculo gratuito com os Grandes Mestres Germânicos

Com apoio do SINEPE/SC, no próximo dia 4, às 20h30min, no Teatro Álvaro de Carvalho, a Orquestra de Cordas da Ilha apresenta um repertório inteiramente dedicado aos grandes mestres germânicos. O espetáculo faz parte do Programa de Incentivo à Cultura do governo estadual e  patrocínio de empresas catarinenses. Para ter acesso ao show o público interessado pode retirar gratuitamente os ingressos na plataforma www.sympla.com.br. A orquestra é dirigida por Paulo Mattos, contrabaixo do grupo, com direção artística de Marcos Pablo Dalmacio, um dos cinco violinistas do conjunto que inclui violas e violoncelos. No total são 10 músicos e para esse espetáculo o repertório é integrado por  cinco grandes mestres germânicos.

PROGRAMAÇÃO

O programa terá início com Carl Philipp Emanuel Bach (Sinfonia em Si bemol),  uma das seis obras escritas para cordas do filho do maior compositor de todos os tempos. “Carl Philipp desenvolveu uma estética bastante diferente do pai e exerceu grande influência em compositores relevantes da história da música”, salienta Paulo Mattos.

Na sequência o grupo vai apresentar, de Johann Sebastian Bach,  Coral-Ich ruf’zu dir, Herr Jesu Christ, obra que  representa uma prova de maestria, profundidade e expressão de ciência musical. Bach, foi um dos mais conceituados compositores de todos os tempos e conhecido como o maior organista da sua época.

Logo após será a vez de Eduard Franck, com Adágio para sexteto de cordas. O autor foi aluno exemplar de Mendelssohn, compositor pouco conhecido provavelmente devido a demora do tempo em publicar suas obras.  Esse adagio para cordas, é prova de sua grande maestria como compositor, conta o diretor Mattos.

O repertório seguirá com Wolfgang Amadeus Mozart, na apresentação de Divertimento para cordas em Ré maior, obra que o festejado  mestre compôs durante uma viagem à Itália, e leva o público a imaginar o estilo que seu autor adotava para compor suas obras, ainda adolescente, em 1772.

Para encerrar o espetáculo, a Orquestra de Cordas da Ilha apresentará Felix Mendelssohn Bartholdy, com a peça Capriccio de seu quarteto para cordas. “Trata-se de uma bela e expressiva melodia, que Mendelssohn compôs em seus últimos anos de vida. Obra extraordinária na qual fica demonstrado o domínio perfeito que o compositor tinha do contraponto e foi um grande admirador de Johann Sebastian Bach”, acentua Mattos.

 

SERVIÇO

Orquestra de Cordas da Ilha

Grandes Mestres Germânicos

Quando: dia 4/5 às 20h30min

Onde: Teatro Álvaro de Carvalho, Florianópolis

Entrada gratuita

Grupo Orquestra

Sem comentários ainda.

Deixe um comentário