A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) comemorou 58 anos de implantação do Ensino Superior em Itajaí e 33 anos de reconhecimento como universidade nesta quinta-feira, 22.
A solenidade reuniu o Conselho Gestor da Fundação Univali, diretores, gerentes, coordenadores, docentes e colaboradores administrativos, além de representantes do poder público e de entidades parceiras. A celebração teve a presença do reitor da Universidade entre os anos de 1989 e 2002, professor Edison Villela.
O evento homenageou os colaboradores que completam 15, 20, 25, 30, 35 e 40 anos de trabalho na Univali em 2022, bem como os vencedores do Prêmio Mérito Docente nas categorias ensino, pesquisa, extensão, inovação e internacionalização.
“Celebrar os 58 anos da Univali é honrar todos que idealizaram, construíram e tornaram realidade o sonho da implantação do Ensino Superior em Itajaí. A Univali é uma construção coletiva, que nasceu por meio de um movimento de pessoas que acreditavam na importância da educação como bem público, e que já possibilitou a formação acadêmica de mais de 110 mil pessoas. Foi uma noite de celebração para homenagear e exaltar o nosso bem maior que são as pessoas que fizeram e fazem a Univali acontecer nestas quase seis décadas”, afirma o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.
A Univali tem hoje mais de 23 mil alunos, dois colégios, 100 cursos de graduação nas modalidades presencial e a distância, 50 cursos de especialização, 12 mestrados, seis doutorados, mais de 500 salas de aula e 250 laboratórios. O corpo docente é formado por 1.133 professores (83,25% deles mestres e doutores) e 1.021 funcionários administrativos. Tem ainda mais de 120 grupos de pesquisa, cerca de 50 programas e projetos de extensão, uma estação de Rádio e TV, além do maior Museu Oceanográfico da América Latina.